Clareamento Dental – Tudo que você precisa saber antes de começar o seu!

Certamente de uns anos para cá, você começou a notar no seu grupo de amigos, familiares, colegas de profissão ou de sala de aula, a presença de sorrisos mais brancos (clareados).

Este é  um fato que tem crescido cada vez mais, não é mesmo?

Se você também tem o desejo de clarear os seus dentes e ainda tem alguma dúvida, me acompanhe neste artigo que vou te mostrar o passo a passo de tudo o que você precisa saber para ter um sorriso mais branco, aumentar sua auto estima e como seu novo sorriso irá lhe ajudar na sua vida pessoal e profissional!

Quais são esses ganhos que um sorriso mais branco e bonito promove na nossa vida?

Um sorriso bem cuidado abre muitas portas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Através de um belo sorriso você  transmite às pessoas a imagem de estar se cuidando e que se preocupa com sua saúde e aparência. Esse efeito se concretiza não só numa entrevista de emprego, no trabalho, na aceitação social, como também nos relacionamentos amorosos e pessoais.

Isso faz sentido para você? Comece a reparar como é o sorriso dos famosos da TV (artistas, jornalistas, apresentadores) e das redes sociais. Observe também o sorriso das pessoas contratadas em empresas conceituadas para trabalhar diretamente com o público.

Um sorriso com dentes claros e bem alinhados desperta a atenção, admiração, elogios e desejo. O que transforma a busca pelos métodos de clareamento dental em algo comum nos tempos atuais.

Acompanhe nosso artigo e conheça esse moderno tratamento estético que tem o poder de mudar mais do que o seu sorriso, sua vida!

1 – Todo mundo pode clarear os dentes?

Bom, assim como qualquer tratamento, existem alguns casos em que o clareamento dental não deve ser realizado:

  • Crianças menores de 13 anos,
  • Gestantes,
  • Lactantes,
  • Pessoas que tenham alergia ao produto (peróxido de carbamida ou hidrogênio)
  • Pessoas que estejam em tratamento de doenças graves.

Além disso, são fatores limitantes do tratamento:

  • Gengivite,
  • Doença periodontal,
  • Restaurações extensas,
  • Fumantes inveterados.

2 – Por que eu devo consultar um Dentista antes de decidir fazer o clareamento?

Considerando a diversidade das causas do escurecimento dental, é importante passar pela avaliação do dentista, pois ele poderá indicar a melhor solução e o tempo de tratamento para o seu caso.

É importante lembrar que a forma de clareamento que um conhecido seu fez, pode não ser a mesma que você fará.

Além disso, para iniciar o clareamento deve-se ter condições de saúde geral e bucal adequadas. Ou seja, o dentista fará uma limpeza de tártaro antes de começar seu tratamento, e irá tratar os problemas dentais e gengivais presentes, caso existam (exemplo: cáries, gengivites). 

Observação importante: Como em todo tratamento, é necessário um planejamento prévio, pois as restaurações e tratamentos protéticos que você já possui (coroas, próteses, etc) não são clareados. Portanto, se for realizar um tratamento de clareamento, pode ser necessário trocar as resinas antigas dos dentes da frente.

3- Viu na internet algo sobre clarear os dentes sem ir ao dentista? Desconfie!

O dentista estudou muitos anos e sabe exatamente o que deve ser feito em cada caso e quais são os produtos seguros e testados que poderá utilizar no seu tratamento. 

Desconfie dos tratamentos milagrosos e baratos que aparecem na internet (“receitas caseiras com produtos naturais”, coisas que colegas fizeram e aparentemente deram certo), estas “receitas caseiras” não possuem estudos e provas de que funcionam sem prejudicar seus dentes, muitos produtos naturais podem desgastar severamente seus dentes, e causar sérios problemas.

Lembre-se que seus dentes são essenciais para sua saúde e não podem correr riscos, afinal você não trocará mais de dente como as crianças e os tubarões. Eles serão nossos amigos fiéis até o fim da vida e não merecem sofrer danos e prejuízos por “economias” enganosas.

4- Quais os riscos do clareamento para os dentes?

Se o tratamento dental clareador for devidamente realizado e acompanhado pelo dentista, seus dentes não correrão risco algum.

O dentista irá avaliar periodicamente o andamento do tratamento e lhe orientará quando deverá interromper o tratamento, diminuir ou aumentar a quantidade do gel clareador. Verificará a escala de cor do seu dente e qual foi a melhora obtida ao longo do tratamento. Além disso, estará a sua disposição para retirar dúvidas e lhe auxiliar em qualquer questão que surgir com relação ao tratamento.

5- Quais são as técnicas usadas de clareamento dental?

Técnica de consultório:

feito como o próprio nome diz, pelo dentista, com no mínimo 2 a 3 sessões de 60 minutos cada. Antigamente eram conhecidos como “clareamento a laser”, mas hoje em dia a luz do laser não é mais necessária para alcançar o resultado, não sendo comumente usada mais, por isso a mudança do nome.

Neste procedimento, o dentista afasta seus lábios, língua e bochechas e protege sua gengiva, já que a concentração do agente clareador nesta técnica é bem mais alta do que o usado nas moldeiras em casa. Esse tipo de tratamento traz resultados mais rápidos e não depende da sua cooperação e disponibilidade para aplicar em casa. Fumantes crônicos e pessoas com pouca saliva devem usar esta técnica, pois o dentista consegue controlar 100% do tratamento.

Técnica caseira:  

através do uso de uma moldeira personalizada para você (feita pelo dentista), o gel é utilizado por 3 horas diárias em média, em um período de tempo médio de 4 semanas, dependendo do quão amarelado seus dentes estiverem. Por ser uma técnica com maior tempo de exposição ao produto, seu efeito dura mais tempo. Ela depende da sua cooperação e seu comprometimento com o tratamento para os resultados serem alcançados.

Associação das 2 técnicas – Consultório + Caseira:

Das técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o atendimento profissional, a agilidade e potencialização do tratamento (proveniente da técnica do consultório), juntamente com o efeito duradouro da técnica caseira. Normalmente são realizadas 1 a 2 sessões de consultório + 2 semanas de tratamento caseiro em média.

6 – Posso ter sensibilidade nos dentes?

Hoje em dia, as técnicas e produtos evoluíram muito para evitar que isso ocorra. Os géis clareadores já vem com produtos dessensibilizantes em sua fórmula e possuem várias concentrações do clareador, onde o dentista te indicará o mais adequado para que você não tenha problemas de sensibilidade nos dentes.

Mesmo assim, uma pequena parcela de pessoas podem apresentar hipersensibilidade (de forma branda) nos dentes durante os dias que estiverem realizando o clareamento. Caso ocorra, o dentista dará todas as orientações necessárias sobre o que deve ser feito para amenizar a sensibilidade (reduzir o tempo do produto em contato com os dentes, intervalar dias, aplicar flúor, etc).

7 – O que devo evitar na alimentação durante o clareamento?

Quando aplicamos o produto clareador nos dentes, os “poros” dos nossos dentes (chamados túbulos dentinários) ficam abertos e os dentes ficam mais propensos a manchamentos do que quando não estamos clareando os dentes.

Por isso, durante as semanas de tratamento, não é recomendável:

  • fumar
  • tomar café
  • chá (mate, preto, chimarrão)
  • açaí
  • vinho tinto
  • molho shoyu
  • beterraba
  • sucos muito ácidos
  • refrigerantes coloridos.

É claro que quando não tiver como não consumir algum desses alimentos, você não perderá o que foi conseguido, mas retardará este processo e não é o indicado.

Caso você precise consumir algo da lista, utilize um canudo para as bebidas e espere pelo menos 2h do momento em que retirar o gel nos dentes para poder consumir. Esse é um tempo crítico para seu dente selar e não se pigmentar tanto. Em seguida, faça um bochecho com água para não deixar por muito tempo o corante em contato com os dentes.

8 – Meus dentes podem voltar a ter a cor amarelada de antes?

Não. Após uma média de dois anos de realizado o clareamento, pode ser necessário fazer uma manutenção do clareamento, porque através da nossa alimentação os dentes podem se pigmentar ao longo dos anos, mas nunca mais voltarão a ser tão amarelados quanto eram antes de do tratamento.

9 – Afinal, vale a pena Clarear os Dentes?

Como você viu até aqui, ter aquele sorriso bonito que você sempre sonhou e que parecia ser exclusividade dos artistas de televisão e celebridades, é possível para você também!

Tudo bem simples, sem segredos e o melhor: acessível a você!

Já que todo blog leva em conta a opinião do autor, eu falo não apenas como dentista, e sim como pessoa que também já clareou os dentes. Eu adorei ter clareado, me senti muito mais satisfeita com o meu sorriso, acho que ele exerce muitos benefícios na nossa vida como um todo (as pessoas reparam e elogiam, acredite!), você se sente mais jovem, mais seguro e confiante!

Se eu faria de novo ou manteria os dentes amarelados como eram antes? Com certeza eu faria de novo! Nunca me arrependerei, e já tem 2 anos que fiz pela primeira vez. Hoje faço minha manutenção com as minhas moldeiras em casa depois de 2 anos (já fiz uma vez), é bem rápido, cerca de 1 semana, e os dentes voltam a reluzir como antes, podendo branquear até mais do que você já tinha conseguido!

Se você ficou interessado, te convido a agendar a sua Avaliação! Assim poderemos indicar o melhor para o seu caso e você terá um tratamento adequado ao seu estilo de vida!

Para retirar alguma dúvida ou agendar sua avaliação, clique no botão abaixo (de sua preferência) para começar uma conversa conosco!

          

 

Ou se preferir ligue para (32) 98811-9693. Atendemos nas cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa – MG.

Ficaremos muito felizes em poder lhe ajudar a concretizar seu sonho!

Grande Abraço!


Dra. Cybele de Paiva

Dra. Cybele de Paiva

Cybele de Paiva Santos é Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduada em Odontologia Estética pela Associação Brasileira de Odontologia (JF) e atualmente cursa Especialização em Prótese Dentária pela ABO-JF.

Comment on "Clareamento Dental – Tudo que você precisa saber antes de começar o seu!"

  1. Gisele Da Dalt

    Muito legal cybele! Bem esclarecido e muito legal seu site! Muito sucesso pra você. Você é uma ótima profissional

Deixe o seu comentário:

Atendimento

Juiz de Fora e
Matias Barbosa

Agende um horário!

(32) 98811-9693

Funcionamento

Seg a Sex: 9:00 - 19:00
Sáb: 9:00 - 12:00

Entre em Contato

[email protected]