Aparelho Dental – Descubra qual é a Melhor Opção para você!

Você já notou que uma das primeiras áreas que prestamos atenção ao encontrar uma pessoa é o sorriso?

A aparência dos dentes logo salta aos olhos, seja de forma positiva com dentes bonitos, brancos e bem alinhados, dignos de elogios ou algumas vezes de forma não tão positiva assim, com dentes amarelados, muito tortos, que acabam prejudicando a estética do sorriso e roubando a atenção de forma indesejada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são mais difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente (pelo trauma exercido nele e pelas doenças bucais, como cárie e periodontite).

Eles também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, problemas na articulação local e dores na região do pescoço, ombros e costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência e muitas vezes acabam gerando uma baixa auto-estima.

A boa notícia é que o tratamento ortodôntico (uso de aparelhos dentais fixos ou móveis) é capaz de alinhar seus dentes e colocá-los na posição adequada, tornando sua boca mais saudável, proporcionando uma aparência bonita e agradável que irá elevar sua auto-estima e angariar novos elogios!

Os Aparelhos Ortodônticos surgiram há pouco tempo?

Não, essa preocupação com a posição correta dos dentes já é bem antiga!

Eles começaram a surgir há muitos anos! Na Grécia, Hipócrates e Aristóteles já tentavam desenvolver em seus estudos sobre o corpo humano uma técnica de correção dental.

Entre os romanos, o fisiologista Aurelius Cornelius indicava a pressão manual como técnica de correção da arcada dentária.

E a ortodontia moderna só foi surgir em 1819, quando o doutor francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico, que é fixado entre os dentes.

De lá pra cá, a Ortodontia veio se aperfeiçoando e evoluindo, para melhor nos atender e ter o máximo de resultado possível.

Os aparelhos atuais são mais confortáveis do que nunca. Técnicas e materiais ortodônticos recentes foram desenvolvidos para corrigir os dentes em um período de tempo menor e com o máximo de eficiência!

Viu como um Belo Sorriso é uma preocupação geral e antiga?

O tratamento ortodôntico além de proporcionar uma correta mastigação e estética, também é símbolo de vaidade e status para muitas pessoas.

Me recordo bem que quando eu tinha meus 11 anos… somente algumas pessoas usavam o aparelho fixo nos dentes e era bem mais caro do que hoje em dia.

Eu adorava a idéia de ser uma dessas pessoas e ter todas aquelas borrachinhas coloridas para escolher a cada manutenção, achava muito legal e acabei tendo de usar para minha alegria, foram 2 anos coloridos e divertidos, e o mais bacana foi o resultado final, que eu amei e agradeço muito por ter tido a chance de usar e alinhar meus dentes!

Mas os benefícios não se restringem somente a dentes alinhados e sorriso mais bonito. Seus efeitos benéficos vão muito além disso, e neste artigo eu vou te mostrar! Vem comigo!

Quem pode fazer o Tratamento Ortodôntico?

Antigamente o tratamento ortodôntico estava associado às crianças, porém hoje muitos adultos e até mesmo idosos estão utilizando este tratamento, em busca dos múltiplos benefícios conseguidos.

O tratamento ortodôntico pode sim ser realizado em praticamente qualquer idade, desde que a pessoa tenha dentes, gengivas e ossos saudáveis (avaliados pelo dentista). Nunca é tarde para ter um sorriso perfeito e alinhado!

Quais são os benefícios que você pode ter através da Ortodontia?

Nem todas as pessoas sabem de todos os benefícios que um aparelho ortodôntico pode trazer a sua vida. A maioria acha que a finalidade é somente estética, o que na verdade não é. Os benefícios vão desde um sorriso bonito até a melhoria da saúde geral, veja abaixo!

  1. Promove o alinhamento dos dentes e consequentemente do encaixe dos dentes/mastigação. O que gera estética, harmonia e saúde!
  2. Previne e trata os problemas e dores na mandíbula, dores de cabeça e dores na articulação local (da mandíbula com o crânio).
  3. Promove melhor digestão, pois com o nivelamento dos dentes e da mandíbula, há uma melhora na mastigação, trazendo assim eficácia na digestão!
  4. Promove melhor dicção e fala. Pacientes que se queixam de enrolar a língua ou cuspir enquanto falam, têm uma melhora nesse aspecto também.
  5. Melhora a respiração consideravelmente.
  6. Reduz os roncos.
  7. Promove uma higienização mais eficiente, pois com seus dentes alinhados, a escovação fica mais fácil, alcançando áreas onde não alcançaria antes do tratamento. E consequentemente facilita o uso do fio dental.
  8. Previne cáries e doenças periodontais (doenças que afetam a gengiva).
  9. Melhora a auto-estima. Quantas pessoas se sentem inseguras e tem vergonha de sorrir e falar em público por seus dentes serem tortos?
  10. Facilita as relações sociais e profissionais com o aumento da confiança.

Como funciona o Aparelho Ortodôntico?

Você já parou para pensar como ele funciona?

O aparelho ortodôntico funciona através da força e direção que o fio (arco) exerce sobre o dente através dos bráquetes (peças coladas sobre os dentes, que seguram o fio juntamente com as borrachinhas).

Essa força realizada vai remodelando o osso ao redor dos dentes, permitindo que eles mudem de posição, já que é o osso que segura os dentes.

A cada 25-30 dias é necessário fazer um novo ajuste no aparelho para que o processo de remodelação óssea continue sendo realizado. Esse é o tempo necessário para  fazer as manutenções com o dentista especialista em aparelhos (ortodontista) sem correr o risco de perder as mudanças ósseas que foram conseguidas. Por isso, uma vez iniciado, as manutenções devem ser mensais, sem faltas!

Por quanto tempo devo usar o Aparelho Dental?

Como existem milhares de possibilidades dentro do desalinhamento dos dentes (dentes tortos, mordida errada, mordida aberta, etc), os tratamentos ortodônticos são personalizados e específicos para cada cliente. Cada caso é avaliado pelo ortodontista que criará um plano de tratamento de forma a otimizar e acelerar o seu resultado.

Uma média de tempo do tratamento com o aparelho fixo tradicional é de 1 a 3 anos.

Tipos de Aparelhos Dentais: Qual eu vou usar?

Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentação dos dentes, na retenção dos músculos e na modificação do crescimento dos maxilares, eles funcionam através da aplicação de uma suave pressão nos dentes.

Somente através da avaliação com Ortodontista, com a sua documentação ortodôntica em mãos (fotos, radiografias, etc), que isso será definido.

Conheça as opções de aparelhos dentais aqui:

Aparelhos Fixos Tradicionais

A opção mais comum de tratamento, o aparelho ortodôntico convencional fixo, consiste em bráquetes (peças colada em cada dente) metálicos, elásticos coloridos e fios metálicos.

Aparelhos Fixos Estéticos

Para as pessoas que preferem mais discrição, existem os aparelhos fixos estéticos, que não utilizam as borrachinhas coloridas e os bráquetes metálicos. Suas peças podem ser de safira ou porcelana, sendo discretas e de cor semelhante a dos dentes.

O aparelho de porcelana tem as peças opacas, imitando a cor dos dentes; enquanto o de safira é transparente.

Eles são uma ótima opção de tratamento para adultos que não querem ficar com aspecto de adolescentes e para quem prefere aparelhos mais discretos, muitas vezes por conta do trabalho ou de algum evento importante dentro do tempo de tratamento (que dura em média 2 anos), podendo ser casamento ou formatura, etc.

Além disso, o tratamento com o aparelho estético mantém as mesmas características mecânicas e resultados que o com aparelho fixo tradicional.

Aparelhos Ortodônticos Auto-ligáveis

Neste tipo de aparelho os bráquetes utilizam um mecanismo de ação diferente do aparelho fixo tradicional, por deslizamento. Esse recurso elimina a necessidade de elásticos (borrachinhas), reduzindo a fricção (os dentes podem se mover mais livremente) e diminuindo o tempo de tratamento.

São também esteticamente mais agradáveis, já que os seus bráquetes são menores que os de metal convencionais e não utiliza as borrachinhas.

Esse tratamento costuma ser mais caro do que com os aparelhos ortodônticos fixos tradicionais. E o ortodontista te dirá se os aparelhos auto-ligáveis são uma boa opção para você.

Dentro dessa modalidade de aparelho fixo, também existe a opção de aparelhos estéticos, onde as peças são de cor semelhante a do dente.

Alinhadores Estéticos Removíveis

O Invisalign é um conjunto de alinhadores personalizados de acrílico transparente, que são desenvolvidos para movimentar seus dentes e realinhá-los.

Cerca de duas vezes ao mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores, repetindo essa ação até que seus dentes estejam na posição correta.

O Invisalign pretende oferecer os mesmos benefícios dos aparelhos ortodônticos fixos tradicionais para pequenas movimentações (casos mais simples), porém como é removível, depende da cooperação do paciente para usar as horas necessárias no dia.

Eles são mais discretos e são removidos para comer, escovar os dentes e passar o fio dental, o que é bom para a higiene, mas, por ser removível, pode levar mais tempo para alcançar bons resultados do que os aparelhos fixos convencionais.

Aparelho Ortodôntico Lingual

Os aparelhos ortodônticos linguais, também chamados de aparelhos invisíveis por serem aplicados na face interna dos dentes, são uma opção para pessoas preocupadas com sua aparência.

De modo similar aos aparelhos fixos convencionais, os dentes são alinhados aplicando-se uma pressão suave e contínua para ajudá-los a se encaixarem lentamente na posição correta.

Eles precisam de maior atenção na higiene e podem ser mais caros que os aparelhos ortodônticos fixos convencionais.

Quais são os cuidados que você deve ter após colocar o Aparelho Dental?

O principal cuidado que deve ser tomado é:

  • Higienização mais cuidadosa e criteriosa, pois se mal higienizado ele pode ser um prato cheio para bactérias causadoras de cáries e doenças periodontais.

Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente (com a ajuda de um “passa fio”) e agendar com o dentista limpezas dentais regulares e mais frequentes, são essenciais para manter os dentes saudáveis!

A American Association of Orthodontists diz que os usuários de aparelhos ortodônticos de qualquer idade necessitam de um tempo extra na escovação para garantir que todas as áreas ao redor do aparelho sejam corretamente higienizadas. Escovas com pontas especializadas estão disponíveis para ajudar o acesso. Os chamados “passa-fios” são necessários para passar o fio dental sob os fios metálicos, ao redor da gengiva. Irrigadores bucais também são úteis para deslocar resíduos alimentares alojados ao redor dos dentes.

Dentre os cuidados, deve-se também:

  • Evitar alimentos duros para que as pecinhas coladas nos dentes (bráquetes) não descolem. Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces mastigáveis.
  • Cortar as frutas em pedaços antes de comer. Morder uma maçã da forma habitual pode ser uma péssima idéia para seu aparelho!

  • Não se deve morder objetos, como canetas, e roer unhas. Isso também pode soltar os braquetes e interferir no tratamento.

Como manter o Sorriso Alinhado depois de retirar o aparelho?

Depois que seu ortodontista determinar a remoção de seu aparelho, é importante usar uma contenção ortodôntica (um aparelho removível, como o da foto abaixo) durante o dia ou à noite, de acordo com a recomendação profissional.

A higienização do retentor pode ser feita com água ou creme dental e escova, logo depois do uso. Quando não estiver sendo usado, o retentor deve ser guardado seco em um estojo de plástico.


Atenção: Jamais use aparelhos falsos!!!

O tratamento falso pode trazer prejuízos sérios e reais para a sua boca e saúde. E esses danos podem ser irreversíveis, como a perda do osso ou retração da gengiva – que, em último caso, podem levar à perda de dentes.

O tratamento ortodôntico não pode ser brincadeira e simples modismo. Ele deve ser feito de acordo com todos os requisitos exigidos e estudos feitos. Só o dentista especialista em aparelhos (ortodontista) pode realizar este tratamento!

Como começar o seu Tratamento Ortodôntico?

Bom, agora que você conhece os inúmeros benefícios que o tratamento ortodôntico pode te oferecer e também conhece os tipos de aparelhos disponíveis no mercado, fica fácil optar por iniciar esse tratamento tão maravilhoso!

Comece já! Quanto antes, melhor! O resultado é surpreendente e qualidade de vida mudará para bem melhor!

Para retirar alguma dúvida ou agendar sua avaliação com o nosso Ortodontista (especialista em aparelhos dentais), clique no botão abaixo para começar uma conversa conosco!

          

Ou se preferir pelos telefones (32) 3273-3015 ou 98811-9693. Atendemos nas cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa – MG.

Ficaremos muito felizes em poder lhe ajudar a ter um sorriso bonito e bem alinhado!

Grande Abraço!


Dra. Cybele de Paiva

Dra. Cybele de Paiva

Cybele de Paiva Santos é Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduada em Odontologia Estética pela Associação Brasileira de Odontologia (JF) e atualmente cursa Especialização em Prótese Dentária pela ABO-JF.

Deixe o seu comentário:

Atendimento

Juiz de Fora e
Matias Barbosa

Agende um horário!

(32) 98811-9693

Funcionamento

Seg a Sex: 9:00 - 19:00
Sáb: 9:00 - 12:00

Entre em Contato

[email protected]